quinta-feira, 6 de junho de 2013

MINHA MENTE, MEU MUNDO


A Mente Humana em Crise

Estamos vivendo uma hora muito especial, na história da humanidade, pois encontramo-nos no momento do grande vestibular do espírito. Todos os valores morais dos homens serão, agora, aferidos em profundidade pelo Senhor da Vida, pelo processo educacional das grandes crises.
Nestes acontecimentos tormentosos, a mente humana  debate-se com imensas forças desequilibrantes, resultado da soma sinistra dos pensamentos inferiores e das ações malignas da maioria dos habitantes da Terra, que não colocaram o amor fraternal na sua caminhada de progresso da inteligência, das tecnologias e das civilizações.
As revoluções que promoverão a humanidade para um estágio superior de Espiritualidade serão muito mais de ordem moral do que aquelas dos fenômenos da Natureza.
 

A mente é uma organização espiritual, patrimônio do espírito  eterno, arquivo de todas as experiências nas reencarnações sucessivas,  com a capacidade de emissão e recepção simultâneas de todas as informações que deseja ou procura. O cérebro físico, com seu maravilhoso e complicado sistema a serviço da inteligência, permanece sob o comando absoluto da mente.
A cada ano que passa, os problemas morais, psíquicos, espirituais e sociais crescem e avolumam-se assustadoramente, dificultando sobremaneira a vida íntima de cada criatura, fazendo emergirem  em todo  lar terrestre as perturbações da personalidade mais estranhas e diversificadas, tudo isto atingindo e agredindo, qual avalanche arrasadora, a mente humana, uns dos outros, com a maioria das pessoas sem recursos próprios de defesa espiritual.
A psique humana está em posição perigosa de grande desarmonia, na iminência de cair em profundo abismo da loucura generalizada, transformando o planeta num imenso manicômio, superlotado de doentes graves. Nesse quadro doloroso de desarmonia globalizada da mente, muito poucos são aqueles que podem realmente colaborar no reequilíbrio dos demais. Isto não é pessimismo e nem profetismo perturbador mas, sim, a análise realista dos Espíritos Superiores, mostrando as deficiências íntimas e as necessidades essenciais dos encarnados.

As criaturas humanas, na ânsia de solucionar seus males e sofrimentos, vão em busca de tudo, procurando o caminho mais rápido e fácil para sua recuperação íntima, mas poucos vão ao encontro da Verdade Espiritual, ao encontro de Jesus, para se iluminarem e disciplinarem seus sentimentos e sua vida mental.
Doenças mentais surgem no mundo atual, catalogadas em variadas terminologias por psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, enumerando-as desde simples tique nervoso até a complexidade da esquizofrenia. Estes desequilíbrios mentais oriundos da ignorância e da crueldade, rebeldia e ambição das criaturas, causam descontroles tanto na intimidade do corpo físico como na organização sensível do corpo espiritual, de difícil recuperação.
As pessoas desesperada, afim de pacificarem sua vida íntima atormentada, buscam o socorro necessário de respeitáveis psicólogos, sábios psiquiatras e sérios psicanalistas; vão a hospitais de saúde mental e estâncias de repouso; ingerem diariamente psicotrópicos os mais diversos; praticam exercícios psicoterapêuticos ou se dirigem ao encontro de amparo espiritual em qualquer templo religioso, mas grande percentagem despreza o essencial, que é a sua própria renovação mental!

Cada doente psíquico deverá fazer parte, na edificação da própria elevação mental, aprendendo a esquecer todo mal, lembrando-se somente do bem e procurando sempre o Bem Maior, que é construir o bem para os outros, com desinteresse e único propósito de fazer a alegria do próximo, a começar dos próprios familiares, para que de fato,  muito lentamente possa  reconstruir, com esforço, boa vontade e perseverança, o seu equilíbrio interior. Esforços infrutíferos de todo doente mental serão o desejar conquistar um bom estado mental, porém conservando na vida íntima os maus sentimentos com ralação aos familiares e amigos, as más idéias a respeito do mundo e da vida e também profunda ignorância de si mesmo.
No Espiritismo, para alcançar-se a cura, não existem técnicas milagrosas, fantasias da meditação sem serviços e nem truques do menor esforço.
O elementos morais são  tão importantes para a harmonia espiritual da criatura humana, que o espírito André Luiz, no livro "No Mundo Maior", cap. 4, projeta para o futuro dos serviços de saúde humana, a importância que terá os princípios nobres do espírito como fatores relevantes para a conservação da saúde orgânica e mental:
"Época virá em que o amor, a fraternidade e a compreensão, definindo estados de espírito, serão tão importantes para a mente encarnada quanto o pão, a água, o remédio; é questão de tempo."
É indispensável conhecermos a ciência do Espírito à luz do Espiritismo, a fim de deslumbramos as verdades simples da Vida, dentro da Lei do Amor, ensinadas há dois mil anos por Jesus - Divino Médico das Almas.        

*Lição nº 3 do livro Minha Mente Meu Mundo de Walter Barcelos


















Colaboração de Ceres
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário